domingo, 3 de julho de 2011

Agora que você estudou anatomia, você conhece as PPPs?

As Pápulas Perláceas Penianas, também conhecidas como glândulas de Tyson, têm até blogue para divulgar informações e trocar experiências - http://eutenhoglandulasdetyson.blogspot.com/.
.
Segundo Peixonto e colaboradores (2010), "as pápulas perláceas penianas (PPP), também conhecidas como glândulas de Tyson, são um tipo de angiofibroma; portanto, lesões benignas.São pápulas branco-peroladas, assintomáticas, localizadas na glande do pênis e com maior incidência na idade pós-puberal. Não necessitam de outro tratamento além da informação." e discutem ainda  "a importância da diferenciação clínica com papilomavírus humano (HPV) e outras entidades, e da realização de exame histopatológico nas lesões de diagnóstico incerto."

Oates (em: Genitourin Med 1997;73:137-138) informa que variam de tamanho, forma e cor em diferentes pessoas, mas são todas idênticas em um indivíduo. Podem ser em forma de cúpula ou cônicas, variam geralmente de 1-2mm e podem se apresentar brancas, amarelas,róseas ou quase transparentes. São encontradas no dorso da glande, geralmente em duas fileiras. Geralmente é notada por volta da puberdade. O aspecto histológico é uniforme, apresentando um epitélio fino, cobrindo uma área de fibrose e proliferação vascular.
.

5 comentários:

  1. então isso não é nenhum tipo de doença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Romildo Melo, exatamente.
      Isto não é nenhum tipo de doença.
      É um aspecto da normalidade, embora haja variação entre os homens.
      E não sendo doença não exige nenhum tipo de tratamento.
      Alguns homens no entanto se sente desconfortáveis com a presença e realizam alterações cirúrgicas por motivos estéticos emocionais.

      Excluir
  2. Gente que susto... Eu tava louco achando que era algum tipo de doença... Ufa...

    ResponderExcluir
  3. Gente... Que medo... AAA... Ainda me sinto paranóico quanto a isso...

    ResponderExcluir
  4. Tambem ja tava preoculpado achando q eu tava com algum tipo de doença

    ResponderExcluir