sábado, 4 de junho de 2011

Um artigo de Janilson Diniz (que espero seja apenas o começo de uma série!)

Eu fico muito grato à profunda compreensão dos objetivos didáticos apreendidos por meu colega Janilson Diniz.
Agradeço ao companheiro,  e reafirmo minha fé e confiança de que um novo Brasil e uma Nova Odontologia se apresentam neste início de século.
.
fiquem com texto (artigo) de autoria de JANILSON DINIZ.
.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DE ARTIGOS
PARA OS ACADÊMICOS


RESUMO:  Este texto enfatiza a importância da leitura de artigos para a formação de acadêmicos. Baseado na experiência do aluno janilson Diniz, acadêmico de odontologia da faculdade Leão Sampaio , advinda do desafio de uma gincana lançado pelo professor Flávio Furtado (professor de genética) de fazer fichamento de dez artigos dos mais diversos assuntos, afim de que todos os participantes comecem a se familiarizar com esse tipo de publicação. Com esse tipo de iniciativa lançada pelo citado professor, ficou comprovado por essa experiência, a eficácia de tais projetos para o crescimento do aprendizado nas faculdades.

INTRODUÇÃO
                     A leitura de artigos no âmbito universitário tem sido objeto de estudo realizado por educadores e pesquisadores. Muitos desses estudos destacam a sua importância como um dos caminhos que levam o aluno ao acesso e à produção do conhecimento, enfatizando a leitura crítica como forma de recuperar todas as informações acumuladas historicamente e de utilizá-las de forma eficiente.
Entretanto, tem sido demonstrado que os alunos ingressam no curso superior apresentando grandes
dificuldades em relação à leitura, isto é, não conseguem compreender os textos lidos, textos esses que são solicitados pelos professores e, portanto, imprescindíveis
para uma sólida formação acadêmica.
                     Essa dificuldade, no contexto universitário, pode ser perfeitamente compreendida. Ela se deve, principalmente, à ausência de tradição no ensino do paísde práticas docentes que conduzam à formação de um leitor proficiente. Se a dificuldade existe, não adianta reclamar, ou atribuir a culpa aos professores do Ensino Básico,esperar que a dificuldade desapareça como num passe de mágica, ou ignorar o fato e prosseguir com a aula acreditando que se está ensinando e o aluno aprendendo. É preciso oferecer condições, como a iniciativa do professor da faculdade leão Sampaio, para que o aluno tenha oportunidades para sanar suas deficiências e isso depende do professor, não acontecerá por acaso, espontaneamente.
                     O aprender a aprender já se tornou um ponto fundamental e indiscutível em Educação, mas para tanto é imprescindível um leitor proficiente, um leitor que seja capaz de compreender um texto escrito, que seja capaz de se posicionar diante dele com criticidade e que tenha autonomia intelectual. Senão, como buscar novosconhecimentos? Como aprender sem a leitura? Como encontrar soluções para os problemas sem a fundamentação teórica proporcionada através da leitura?
                     Refletir sobre a dimensão da importância da leitura no contexto universitário nos conduz a uma análise de conceitos e objetivos que servem de referência para o agir pedagógico.
                     Com todas as transformações que estão ocorrendo no mundo, é preciso desenvolver a autonomia nos alunos levando-os a aprender a aprender. Isso implicaoferecer-lhes a condição de refletir, analisar e tomar consciência do que sabe e a mudar os conceitos, seja para processar novas informações, seja para substituirconceitos adquiridos no passado e adquirir novos conhecimentos. E uma forma bem eficaz é com a leitura de arquivos.
                      Considerando que a leitura de artigos é essencial para o aprendizado do aluno, e, conseqüentemente, tem implicações na sua formação acadêmica e no seudesempenho como futuro profissional e, além disso, de ser a base de toda ação pedagógica, este trabalho destaca o que os pesquisadores têm ressaltado sobre o ensino
da leitura de artigos, pois além de ter os conhecimentos específicos de uma determinada disciplina, é preciso conhecer a fundamentação teórica sobre o ensino da leitura para trabalhá-la em sala de aula. Identificar as habilidades e estratégias envolvidas na leitura de artigos é decisivo para se realizar um bom trabalho em sala de aula, pois essa é uma ação que poderá contribuir para corresponder às necessidades emergentes do ensino atualmente, isto é, conduzir o aluno à produção de conhecimentos novos, sem perder de vista o conhecimento já elaborado.
                      Embora a leitura de artigos tenha muitos aspectos, lê-se por muitas razões como, por exemplo, para obter informações ou para entretenimento, neste trabalho sua importância é dada por considerá-la fundamentalmente como fonte de conhecimento indispensável para a formação acadêmica e, posteriormente, para o exercício profissional.

 LEITURA DE ARTIGOS PELO ALUNO JANILSON DINIZ
                      Através da leitura  de dez artigos ficou bem claro que é através da leitura e sua respectiva compreensão que se consegue entender a realidade. Ao narrar  minhas primeiras experiências de leitura de artigos, e  coloco uma outra idéia interessante que é a do ato de ler com engajamento, como busca interessada e significativa,em oposição à recepção passiva e indiferente que caracteriza a leitura no contexto acadêmico.
                     Com a leitura de dez artigos, todos envolvidos com a genética, ficou bem explicito que não se pode fazer apenas uma leitura mecânica do artigo, na qual se memoriza o conteúdo, sem compreendê-lo. É imprescindível ter postura crítica para que o estudo possa ser produtivo. Essa postura crítica necessária ao ato de estudar requer que se “assuma o papel de sujeito desse ato”. Logo, umdeterminado trecho de um texto pode suscitar reflexõesno sujeito que o levem a novos caminhos, às novas descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário