domingo, 26 de junho de 2011

mitomiRs - os microRNAs das mitocôndrias.

.
Mitocôndrias são organelas de células eucarióticas que mantêm e expressam seus próprios genomas, conhecido como DNA mitocondrial (mtDNA). A transcrição e a tradução do mtDNA bem como o processamento dos transcritos mitocondriais requerem o envolvimento de vários de tipos de RNAs não codificantes (ncRNA), que podem ter origem mitocondrial ou serem transcritos no núcleo e posteriormente transportados para a mitocôndria. Nas mitocôndrias humanas, o conjunto completo de RNAs transportadores (RNAt) e dois RNAs ribossomais (RNAr), 12S e 16S RNAs, são transcritos a partir do mtDNA, no entanto, a porção RNA da enzima RNAase MRP, a 5S RNAr e dois RNAt são de origem nuclear.
.
Entre os ncRNAs, os microRNAS (miRNAs) surgiram como uma importante classe de reguladores pós-transcricionais da expressão gênica em virtualmente todos os processo celulares fundamentais. miRNAS são transcritos dentro do núcleo e processados e amadurecidos no citossol como uma dupla fita de RNA com aproximadamente 22-pb. miRNAs maduros se associam com as proteínas Argonauta (AGO) e formam o núcleo de um complexo ribonucleoprotéico denominado complexo silenciador induzido por RNA (RISC), que exerce função de RNA de interferência (RNAi). Os RNAi existem como uma das duas fitas dos miRNAs, embebida na proteína AGO, e é complementar a um alvo em uma molécula de RNAm, afetando sua estabilidade ou tradução.
.
Inicialmente, acreditava-se que miRNA e AGO acumulassem e funcionassem exclusivamente no citossol (ou derivados citossólicos), contudo, há evidências crescentes de que existem nas mitocôndrias. Nas mitocôndrias, a regulação pós-transcricional através de miRNAs poderia tornar mais sensível e rápido os mecanismos de ajuste da expressão do genoma mitocondrial em relação às condições e demandas metabólicas da célula.
.
Estes microRNA mitocondriais (mitomiRs) originam-se do núcleo mas são compartimentalizados nas mitocôndrias. Além disto, os autores observaram que os alguns mitomiRs são específicos de primatas, estimulando pesquisas sobre a evolução dos microRNAs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário