sábado, 25 de junho de 2011

Anatomia e Escultura Dental

Anatomia e Escultura Dental
.
- Anatomia buco-facial;               - Histologia e embriologia bucal;           - Fisiologia humana
- Cariologia;                                - Anatomia e escultura dental;               - Bioestatística; 

- Ciências sociais em saúde I        - Saúde bucal coletiva II
.
Esta disciplina tem por objetivo que o estudante conheça os caracteres anatômicos dos dentes, desenvolva habilidades manuais para a realização de escultura dental e possa, futuramente, aplicar estes conhecimentos nas diversas especialidades da Odontologia.
.
A disciplina envolve o estudo da anatomia dentária, com sua morfologia geral e comparada dos diversos grupos dentários – incisivos, caninos, premolares e molares. Inclui o aprendizado por técnica de ceroplastia e desenho dos elementos dentários.
.
O processo de avaliação costuma ser por provas para avaliar o conhecimento teórico descritivo, e por desenvolvimento de atividades de identificação de dentes e conclusão de ceroplastia dos elementos dentários.
.
Nota:
A ceroplastia não é exclusiva da Odontologia. Na verdade, esta arte/técnica, como atividade médica, é utilizada desde a antiguidade, por exemplo, entre os romanos. A partir do século XIV, é retomada no estudo do corpo humano, na Europa, alcançando um auge no século XIX com as primeiras coleções científicas. Foi desenvolvida a “moulage”, um processo técnico de copiar com rigor preparações anatômicas, reproduzindo-as de forma duradoura por meio da utilização de cera através da qual se obtém um molde de uma parte do corpo que é pintado e serve de modelo tridimensional. Todas as escolas médicas possuíam suas coleções ceroplásticas, facilitando o estudo médico.
.
Visite alguns site e blogues a respeito do tema:
- .... 
.
Assista a um vídeo:
-  

Um comentário: