terça-feira, 28 de junho de 2011

Bactérias cariogênicas podem invadir coração. Como fazem?


Streptococcus mutans fazem parte da microbiota bucal, mas em desequilíbrio podem causar cárie dentária. Há algum tempo se sabe que esta bactéria é capaz de causar bacteremias transitórias, ou seja, de alcançar a corrente sanguínea e circular pelo corpo. Ocasionalmente, também, podem invadir o tecido cardíaco e infectar o coração, causando endocardite.
.
Agora, foi identificada uma proteína que confere esta capacidade, ou seja, o fator de virulência responsável pela invasão do tecido cardíaco por S. mutans. É uma proteína ligante de colágeno conhecida como CNM. O estudo envolveu o desenvolvimento de camundongo knockout1 para o gene CNM, o que causou perda da capacidade de invadir o tecido cardíaco.
.
Felizmente, nem todas as amostras de S. mutans apresentam o gene para CNM, e o tipo mais comum não possui (tipo C). De qualquer forma, CNM pode servir de biomarcador das cepas mais virulentas.
.
Para os autores, a identificação da cepa presente no paciente poderia indicar a necessidade de uso de antibioticoterapia preventiva.2
.
Foi publicado no periódico Infection and Immunity de junho.
.
J. H. Miller, A. R. Martinez, P. J. Simpson-Haidaris, R. A. Burne, J. A. Lemos. The Collagen-Binding Protein Cnm Is Required for Streptococcus mutans Adherence to and Intracellular Invasion of Human Coronary Artery Endothelial Cells. Infection and Immunity, 2011; 79 (6)

1.    1.  Knockout - inativação de um gene é uma técnica genética que consiste em bloquear a expressão de um gene específico num organismo.
2.    2.  Antibioticoterapia preventiva. Uso de antibióticos como prevenção a infecções. Mania que têm alguns autores de pensar repetidamente em usar antibióticos. Eu não acredito que seja uma boa opção, ou mesmo necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário