Streptococcus mutans fazem parte da microbiota bucal, mas em desequilíbrio podem causar cárie dentária. Há algum tempo se sabe que esta bactéria é capaz de causar bacteremias transitórias, ou seja, de alcançar a corrente sanguínea e circular pelo corpo. Ocasionalmente, também, podem invadir o tecido cardíaco e infectar o coração, causando endocardite.
.
Agora, foi identificada uma proteína que confere esta capacidade, ou seja, o fator de virulência responsável pela invasão do tecido cardíaco por S. mutans. É uma proteína ligante de colágeno conhecida como CNM. O estudo envolveu o desenvolvimento de camundongo knockout1 para o gene CNM, o que causou perda da capacidade de invadir o tecido cardíaco.
.
Felizmente, nem todas as amostras de S. mutans apresentam o gene para CNM, e o tipo mais comum não possui (tipo C). De qualquer forma, CNM pode servir de biomarcador das cepas mais virulentas.
.
Para os autores, a identificação da cepa presente no paciente poderia indicar a necessidade de uso de antibioticoterapia preventiva.2
.
Foi publicado no periódico Infection and Immunity de junho.
.J. H. Miller, A. R. Martinez, P. J. Simpson-Haidaris, R. A. Burne, J. A. Lemos. The Collagen-Binding Protein Cnm Is Required for Streptococcus mutans Adherence to and Intracellular Invasion of Human Coronary Artery Endothelial Cells. Infection and Immunity, 2011; 79 (6)
1. 1. Knockout - inativação de um gene é uma técnica genética que consiste em bloquear a expressão de um gene específico num organismo.
2. 2. Antibioticoterapia preventiva. Uso de antibióticos como prevenção a infecções. Mania que têm alguns autores de pensar repetidamente em usar antibióticos. Eu não acredito que seja uma boa opção, ou mesmo necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário