sábado, 9 de abril de 2011

Desafio integrado para o primeiro período de Odontologia

Imagine um órgão de um dos sistemas anatômicos. Mas um órgão fictício. Ele deve ser original, mas deve está integrado anatômica e fisiologicamente ao organismo.
Tudo original.
Integre os conhecimentos de histologia, embriologia, citologia, anatomia, genética, evolução, bioquímica.
Invente um órgão.
.
Anatomia -
Qual a localização do órgão? com que outros órgãos se relacionam?
A partir de qual artéria recebe irrigação sanguínea?
Drena para qual veia?
Qual a sua inervação?
.
Histologia:
Qual a natureza do seu parênquima? epitelial? muscular? nervoso?
como se organizam suas células?
ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR PINHEIRO:
- Defina o parênquima e o estroma do órgão;
- Quais são as células funcionais?
- Qual é a forma destas células?
- Produzem MEC - matriz extra celular?
- Qual é a composição desta matriz?
- Calcificada? não calcificada? rica em elastina? colágeno?
- E quanto ao estroma? Tem revestimento interno? tem tecido conjuntivo frouxo ou denso?

.
Embriologia
 - como se originam? a partir de qual folheto - ectoderma, mesoderma ou endoderma?
- A partir de qual semana embrionária se desenvolve?
- Algum fator externo é necessário? suplemento de algum aminoácido ou vitamina?

.
Bioquímica
qual a funçao deste órgao e assim qual a maquinaria bioquimica se desenvolve nele?
Produz hormônio? enzima?
Está relacionado ao metabolismo de que substância?
A reação está acoplada com algum ciclo já existentes (ciclo de Krebs; ciclo da uréia; ciclo....)?
.
quais os genes especiais são expresssos? Como alterações genéticas alteram o funcionamento do órgão?
A herança é de origem autossômica? ou relativa aos cromossomos sexuais? ou mitocondrial?
quais os órgãos vestigiais em outros organismos?
se desenvolveu a partir de qual estrutura?

;

16 comentários:

  1. Ótimo desafio. Posso pensar em participar dele.
    O que eu ganho em troca, caro professor? Quantos pontinhos extras?
    kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. vlw aee professor, eu so coloquei em portual, para da uma coisa mas... como posso dizerr chique kkkk.obrigadodoo,sim to te respondendo por aqui por que nao sei por outro jeitoo...

    ResponderExcluir
  3. ai eu vou ter que pesquisar muito em professor...

    ResponderExcluir
  4. Desafio legal! Vamos ter que quebrar muito a cabeça pra conseguir resolvê-lo. rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. E bota quebrar a cabeça nisso!
    kkkkkkkkkkkkk
    Vamos nessa!^^

    ResponderExcluir
  6. Legaaal, vamos quebrar a cabeça meesmo. Mais vai valer a pena, conhecimentoooo e uns pontinhos ne professor? kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Sim a gente ganha quantos pontos mesmo? kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Valeu Flávio... vamos colocar a cuca pra funcionar. Vamos dar funcionalidade aos órgãos, os que já têm e os ficticios...kkkkk
    Visite meu Blog: companhia do sorriso

    ResponderExcluir
  9. valeu professor,vamos pirar! mais vale a pena
    vai ficar bem interessante abraço....

    ResponderExcluir
  10. É um bom desafio professor porém, é bem dificil mas
    concereteza nós iremos desenvolver muito os nossos conhecimentos....ja estou quebrando a minha cabeça!

    ResponderExcluir
  11. É um bom trabalho vai ser legal
    e os pontinhos na me´dia tbm kkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. belo trabalho professor!!
    só é difícil,mas...!!!
    abraço!!

    ResponderExcluir
  13. ave maria minha cabeça já ta doendo nao seii por onde começar

    ResponderExcluir
  14. professor não sei de onde o senhor tira essas idéias mas tô gostando, quando não tenho o que fazer (momento raro) fico pensando e descrevendo órgãos sem brincadeira nenhuma já fiz 9...

    ResponderExcluir