sábado, 19 de fevereiro de 2011

Pensando sobre PATOGÊNESE de aterosclerose

Amigos da Odontologia estamos estudando Genética juntos, e esta postagem interessa de certa forma a você. Enquanto os amigos da Biomedicina, cursando POS, poderão apreciar um mecanismo envolvido na patogênese da aterosclerose.
.
Este texto foi baseado principalmente em :
um texto de divulgação científica no site sciencedaily.com publicado ontem.

e na leitura atenciosa de:

Robert S. Schwartz, Holger K. Eltzschig, Peter Carmeliet.Hypoxia and InflammationNew England Journal of Medicine, 2011; 364 (7): 656 


Fu et al.: Hypoxia stimulates the expression of macrophage migration inhibitory factor in human vascular smooth
muscle cells via HIF-1a dependent pathway. BMC Cell Biology 2010 11:66.

mas utilizou também outras fontes. As ilustrações estão disponíveis no Wikipedia.
.

SÁBADO, 19 DE FEVEREIRO DE 2011 – 12:00 HORAS am (até às 14:30)

Durante a hipóxia, o HIF-1α expresso é estabilizado e não degradado. A sua disponibilidade permite que atue como fator de transcrição de diversos genes.
.
Uma das proteínas reguladas por este fator de transcrição é MIF  (Macrophage migration Inhbitory Factor). Voltaremos daqui a pouco a ela, antes devo dizer que:
“durante a hipóxia, radicais livres (espécies reativas do oxigênio) e uma enzima cinase regulada por sinais extracelulares (ERK) são ativados, e são essenciais para a expressão de MIF.”
.
Bem outra informação relevante é a de que, sob hipóxia, células musculares lisas vasculares multiplicam-se por ação do MIF, e esta proteína, ainda, estimula a migração dos macrófagos.
.
Eu sei, agora, você pode ter ficado confuso com o nome da proteína afinal a tradução de Macrophage migration Inhbitory Factor é, literalmente, Fator Inibidor da migração de macrófagos!!!!! Mas, o que ocorre é o seguinte, o MIF tem ação pró-inflamatória (permitindo a migração de macrófagos), e faz isto inibindo o sinal ANTI-inflamatório de fármacos glicocorticóides. Estes fármacos importantes são largamente utilizados para reduzir fortemente o estado inflamatório, aliviando a sintomatologia do paciente. Mas seu uso inadequado tem efeitos colaterais importantes.
.
Resumindo, sob hipóxia HIF-1α estimula MIF que estimula a proliferação de células musculares lisas de vasos sanguíneos e a migração de macrófagos na parede de vasos sanguíneos.
Estes achados podem ser importantes para entender a patogênese da ATEROSCLEROSE progressiva, uma vez que os macrófagos são células centrais neste distúrbio vascular.



Nenhum comentário:

Postar um comentário