terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Morder a bochecha, ou tirar casca de ferida não causa câncer...

Active wound healing can accelerate tumor formation, study finds

As neoplasias benignas ou malignas (estas últimas referidas também como câncer) são distúrbios genéticos que afetam a habilidade das células de manter a população celular sob controle, ou em outras palavras, são distúrbios genéticos do crescimento e do desenvolvimento celular.
.
As causas de câncer envolvem fenômenos capazes de causar danos cumulativos em grupos de genes específicos (oncogenes, genes supressores do turmor, genes do reparo do DNA e genes relacionados à apoptose), ou precipitar uma "catástrofe cromossômica".
.
Assim, uma determinada célula poderia sofrer um aumento populacional clonal e originar um lesão neoplásica.
.
Dentre as causas, não se inclui processos traumáticos (mecânicos) que acarretem em destruição tecidual. Ou seja, promover lesão nos tecidos, mesmo que isso resulte em proliferação durante o processo de reparo (cicatrização) não resulta em neoplasia.
.
Por isso, pode-se dizer que "morder a bochecha, ou a língua, não causa câncer!" ou "tirar casquinha de ferida não causa câncer!".
.
Fatores que causam câncer devem ser capazes de promover alteração no DNA.
.
Agora, no periódico PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), uma publicação revela que no caso de queimaduras solares, há uma associação com CARCINOMA DE CÉLULAS BASAIS. Na verdade, um importante fator de risco.
.
O estudo demonstrou que células tronco do folículo piloso migram para a área danificada e contribuem ativamente para o reparo da ferida (por queimadura solar). Nesta nova área, interfolicular (ou seja, entre um folículo e outro), estas células contribuem para o surgimento do CARCINOMA, adquirindo a habilidade de formação do tumor.
.
NÃO É TODO TIPO DE FERIDA QUE CONTRIBUI PARA FORMAR TUMORES!
.
Mas no caso de queimadura solares, une-se processo mitótico, migração de células e alterações no DNA devido à ação de raios ultra-violetas.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário