O portifólio como instrumento de avaliação discente na disciplina de Clínica Odontológica Integrada
Formighieri TL*, Stiz R, Mengatto CM, Rizzatti-Barbosa CM, Marson FC, Archangelo CM, Martin-
Junior M
ASSOCIAÇÃO MARINGÁ DE ENSINO SUPERIOR.
E-mail: tlformighieri@hotmail.com
A avaliação constitui um processo complexo, contínuo, e diário que determinará o progresso do acadêmico no desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
O objetivo deste trabalho foi descrever e discutir uma metodologia capaz de avaliar o desempenho dos acadêmicos de Odontologia nas disciplinas de Clínica Integrada. Para tal, criou-se um instrumento no formato de portifolio que considerou a auto-avaliação do aluno sobre seu desempenho cognitivo e motor; assim como a análise do acadêmico pelo docente – observador e avaliador dos aspetos qualitativos e quantitativos relacionados às tarefas executadas.
Através de um sistema de fichas de observação impressas foram registrados os valores numéricos referentes à pontuação de análise da qualidade dos procedimentos clínicos realizados pelos alunos e seus respectivos códigos e pesos que representaram os aspectos quantitativos da avaliação.
Além disto, elaborou-se uma ficha impressa contendo itens de auto-avaliação a serem preenchidos pelos alunos, com relação à sua reflexão e percepção sobre os atributos adquiridos no bimestre.
Ao final, obteve-se um portifolio bimestral como ferramenta completa e clara para aluno e docente terem a visão do desempenho do acadêmico na aquisição de habilidades ao longo do ano, determinando os pontos fracos e fortes a serem trabalhados no enriquecimento do aprendizado.
Neste trabalho, os autores apresentaram um instrumento prático e aplicável que possibilitou o avaliação do
acadêmico nas esferas cognitiva, afetiva, qualitativa e quantitativa do ensino-aprendizagem da disciplina de
Clínica Odontológica Integrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário