Semana passada nasceu em Ribeirão Preto (SP) uma criança que na primeira semana já apresentava dois dentinhos. São chamados dentes neonatais e são raros (1 a cada 2.000 nascimento).
Na verdade, como a mãe relata que a criança ja nasceu com dente, então pode ter sido um caso de dente natal (que é mais comum do que neonatal). Na maioria das vezes, já é o dente decíduo e deve ser avaliado para verificar o grau de formação, e indicação ou não de exodontia (geralmente não). Em um estudo na Índia, no entanto, todos os casos relatados eram de supranumerários (dentes extras).
A presença do dente pode originar lesão no ventre da lingua (doença de Riga-Fede) que pode causar dificuldade de amamentação.
Além de provocar lesão na mama da mãe.
Pode ser necessário realizar um pequeno desgaste na incisal do dente para remover ângulos perfuro-cortantes.
Nos casos indicados para exodontia, deve-se verificar a necessidade de administração de vitamina K para o bebê, visto que sua microbiota intestinal não está madura, e, como esta é importante fonte de vitamina K, necessário para o fígado produzir protrombina (fator de coagulação II), este procedimento previne quadro de hemorragia.
PARA SABER MAIS CLIQUE AQUI
Para ler um artigo com relato de caso clínico acesse o artigo neste link.
Mais um caso, agora na Flórida (EUA), em 04 de outubro de 2011. E como é mais comum, incisivos inferiores.
Professor, o que fazer quando uma criança nasce com esse tipo dente?? Creio que isso tanto causa lesões no bb, como na mãe, como é uma dentição decídua é possível a extração logo, ou vai causar muitos danos??
ResponderExcluir