quarta-feira, 23 de março de 2011

Vasos sanguíneos da polpa dentária.... ou... a contribuição do mesoderma para o dente!


 Meus caríssimos alunos de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio (Visão - Referência de Ensino Superior na Região Nordeste), 

vocês que já agora estão estudando embriologia e histologia, estão podendo entender que vários tecidos embrionários participam da formação dos órgãos.

Os dentes, por excelência nosso principal foco de atuação (embora não único), se originam a partir do ectoderma (epitélio da boca primitiva - estomódeo) e de um ectomesênquima (células da crista neural - ver tubo neural e migração de células da crista - 4ª semana embrionária). Porém, células mesodérmicas contribuem para a formação de alguns tecidos. É o caso da polpa. E mais especificamente o suprimento vascular da polpa.
.
Apenas uma observação em relação à figura acima.... a seta com dental papilla não está apontando o local correto... as células da papila dentária são as que estão mais ao centro da imagem. (mas vocês terão o período que vem para aprender esses detalhes).
.
O artigo a seguir concluiu exatamente isto.
.

Rothová, M.; Feng, J.; Sharpe, P.T.; Peterková, R.; Tucker, A.S. Contribution of mesoderm to the developing dental papilla. Int J Dev Biol., 2011: 55(1):59-64.

Células derivadas do mesoderma invadem a papila dentária no final do estágio de capuz (cap stage) e criam uma rede de células endoteliais, formando os vasos sanguíneos dos dentes.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário