quarta-feira, 9 de março de 2011

Dear friends, I would like to know why!

Eu sou verdadeiramente apaixonado por nossa língua portuguesa e suas possibilidades técnicas e literárias. Gostaria de conhecer ainda mais este "ser vivo" fantástico, mas isto sem ignorar que existem outras línguas, e que a produção intelectual disponível nestas outras formas são "gigantes".
.
Assim, eu gostaria de entender a resistência que encontramos entre colegas estudantes universitários em desenvolver suas habilidades de leitura de outras línguas, e, no caso dos aprendizes da área da saúde, em especial do inglês, afinal consiste na forma mais utilizada de produção científica (sob determinado ângulo).
.
As línguas podem ser parasitas umas das outras, ou podem formar sistemas evolutivos que as favoreçam. Embora, assistimos a uma extinção em massa de algumas línguas, acredito que não devamos creditar isto ao entendimente de uma língua ou outra em particular.
.
Enfim, a minha proposição a vocês "dear friends" é a de que busquem compreender a leitura (ao menos!) de textos escritos em inglês, para que ampliem seu leque de aprendizado. E realizem isto o quanto antes, para que obtenham colheitas ainda mais fartas durante a sua graduação.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente, caro professor.
    Os profissionais e estudantes da saúde se prendem à suas especialidades e esquecem que existem outras coisas importantes a serem estudadas, que podem até engradecê-los como profissionais e humanos.
    Gostei do post.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Medeiros. E parabéns a você que é um arquiteto das palavras e de idéias.

    ResponderExcluir