sexta-feira, 13 de maio de 2011

"- Eu acho." "- Eu discordo.", Estas expressões não são argumentos.

Caríssimos colegas da Odontologia,

não é que você não possa ter suas crenças, mas na hora de um debate mais vale a argumentação, o raciocínio e a lógica. Mas é preciso entender o significado de cada um destes processos.

Assim, verifique que :

"A lógica é o estudo dos métodos e princípios usados para distinguir o raciocínio correto do incorreto"

A lógica pode ser Formal e Material,

"Assim sendo, do ponto de vista lógico, costuma-se falar de dois tipos de verdade: a verdade formal e a verdade material. A verdade formal diz respeito, somente e tão-somente, à forma do discurso; já a verdade material tem a ver com a forma do discurso e as suas relações com a matéria ou o conteúdo do próprio discurso. Se houver coerência, no primeiro caso, e coerência e correspondência, no segundo, tem-se a verdade."

"Quando os raciocínios são organizados com técnica e arte e expostos de forma tal a convencer a platéia, o leitor ou qualquer interlocutor tem-se a argumentação. Assim, a atividade argumentativa envolve o interesse da persuasão. Argumentar é o núcleo principal da retórica, considerada a arte de convencer mediante o discurso."

"Partindo do pressuposto de que as pessoas pensam aquilo que querem, de acordo com as circunstâncias da vida e as decisões pessoais (subjetividade), um argumento conseguirá atingir mais facilmente a meta da persuasão caso as idéias propostas se assentem em boas razões, capazes de mexer com as convicções daquele a quem se tenta convencer. Muitas vezes, julga-se que estão sendo usadas como bom argumento opiniões que, na verdade, não passam de preconceitos pessoais, de modismos, de egoísmo ou de outras formas de desconhecimento. Mesmo assim, a habilidade no argumentar, associada à desatenção ou à ignorância de quem ouve, acaba, muitas vezes, por lograr a persuasão."

"Pode-se, então, falar de dois tipos de argumentação: boa ou má, consistente/sólida ou inconsistente/frágil, lógica ou ilógica, coerente ou incoerente, válida ou não-válida, fraca ou forte etc."

OUTRO ponto que eu gostaria que ESTÍVESSEMOS sempre atentos é quanto às FALÁCIAS.
Cuidado com as falácias.

"Um argumento é falacioso quando parece que as razões apresentadas sustentam a conclusão, mas na realidade não sustentam."

Existem diversos tipos de falácias, e conhecê-las é uma ótima forma de não cair em suas armadilhas. Nem devemos ser falaciosos nem devemos aceitar as falácias.
.
Para ler mais sobre LÓGICA clique aqui.
Para ler mais sobre FALÁCIA clique aqui.

Um comentário:

  1. É verdade prof. Flavio devemos estar mais atentos para isso!Revista de grande nome no mercado podem esta com falácias, como aconteceu com minha pesquisa.

    ResponderExcluir