sábado, 13 de julho de 2024

Construção e Transmissão do Conhecimento

 


A construção e transmissão do conhecimento são processos fundamentais na experiência humana, que ocorrem através de diversas formas e metodologias. Esses processos envolvem a interação entre sujeitos, a manipulação de informações e a aplicação de saberes em contextos variados. Vamos explorar como o conhecimento é construído, transmitido e transformado em diferentes contextos sociais e culturais.

Falar, Escrever e Gesticular: Formas de Produção e Veiculação

Falar, escrever e gesticular são maneiras elementares de os seres humanos produzirem e veicularem informações, conhecimentos e saberes. As informações são registradas em suportes materiais palpáveis, como livros, artigos, e registros digitais, enquanto o conhecimento é apreendido de maneira dinâmica na subjetividade do indivíduo, sempre sendo reelaborado. O saber, por sua vez, é mobilizado para interagir com o mundo, com os semelhantes, com a sociedade e com a vida (Charlot, 2000).

Relação Sujeito-Objeto

A relação sujeito-objeto é central na construção do conhecimento. Por meio dessa relação, resultam informações, conhecimentos e saberes que buscam compreender, representar e explicar os objetos do mundo. Este processo é fundamental para o sentido existencial e a razão de ser da vida, o motivo pelo qual os seres humanos são, pensam, sentem, julgam, valoram, decidem e agem no aqui-agora de seu ser-estar no mundo (Correia, 2010).

Classificações do Conhecimento

Os conhecimentos e saberes podem ser classificados de diversas formas, incluindo saberes da vida (senso comum), conhecimento mítico, teológico, filosófico, científico, técnico e saber das artes. Cada uma dessas classificações reflete diferentes formas de interagir com o mundo e compreender a realidade.

Saberes da Vida

O saber da vida, também conhecido como senso comum, baseia-se na vivência espontânea do cotidiano e começa a ser construído desde o nascimento, estendendo-se até a morte. Esse tipo de saber é não-sistemático, não se baseando em procedimentos metodológicos rigorosos. O saber da vida resulta da interação direta com o mundo e é frequentemente chamado de saber empírico ou vulgar.

Conhecimento Mítico

O conhecimento mítico é uma modalidade de conhecimento que se baseia na intuição e na crença em modelos naturais e sobrenaturais. Ele deriva do entendimento de que existem forças e entidades além da compreensão humana que dão sentido ao mundo. O conhecimento mítico ajuda a "explicar" o mundo através de representações que não são logicamente raciocinadas nem resultantes de experimentações científicas.

Saber Teológico

O saber teológico fundamenta-se na fé e na doutrina religiosa. Este tipo de conhecimento é dedutivo, partindo de princípios universais para interpretar e dar sentido às realidades particulares. A teologia busca compreender a natureza do divino e a relação entre o ser humano e o transcendente, utilizando textos sagrados, tradições e experiências religiosas como fontes de conhecimento.

Conhecimento Filosófico

O conhecimento filosófico é racional e especulativo, baseado na busca pela verdade através da reflexão e do questionamento crítico. A filosofia é sistemática, mas não experimental, e procura ir à raiz das questões fundamentais sobre a existência, a moralidade, o conhecimento e a realidade. O rigor lógico e a coerência argumentativa são essenciais para a produção do conhecimento filosófico.

Saber Científico

O saber científico é caracterizado pela racionalidade e pelo método empírico. Ele é produzido mediante a investigação da realidade por meio de experimentos, observações e análises rigorosas. O conhecimento científico é sistemático, metódico e validado por meio de testes e comprovações repetíveis. Ele busca entender fatos, fenômenos, relações e acontecimentos na realidade cósmica, humana e natural, utilizando a experimentação como uma ferramenta fundamental para a construção do conhecimento.

Conhecimento Técnico

O conhecimento técnico é prático e especializado, focado na aplicação de habilidades e procedimentos para resolver problemas específicos e alcançar objetivos concretos. Ele se baseia no saber fazer e na operacionalização de técnicas e ferramentas. O conhecimento técnico é essencial para o domínio do mundo e da natureza, aplicando de maneira eficaz os conhecimentos científicos e empíricos.

Saberes das Artes

As artes e os saberes que elas possibilitam valorizam a expressão dos sentimentos, emoções e intuições humanas. O conhecimento artístico é subjetivo e intuitivo, buscando capturar a essência da experiência humana e do mundo através de diferentes formas de expressão, como a música, a pintura, a escultura, a literatura e o teatro. As artes têm o poder de comunicar verdades profundas e universais de maneira sensível e estética.

Transmissão do Conhecimento

A transmissão do conhecimento ocorre por meio de diversos canais e metodologias, incluindo educação formal, tradição oral, escrita e tecnologia digital. Cada forma de transmissão possui suas próprias vantagens e limitações, e a escolha do método depende do contexto e do tipo de conhecimento a ser transmitido. Na educação formal, por exemplo, o conhecimento é estruturado e sistematizado, enquanto na tradição oral ele é transmitido de geração em geração através de narrativas e práticas culturais.

Conclusão

A construção e transmissão do conhecimento são processos complexos e multifacetados, que envolvem a interação entre sujeitos, a manipulação de informações e a aplicação de saberes em contextos variados. Compreender as diferentes formas e classificações de conhecimento, bem como os métodos de transmissão, é fundamental para promover um entendimento mais amplo e profundo da realidade. A valorização e a integração dessas diversas formas de conhecimento são essenciais para o desenvolvimento pessoal, cultural e científico da sociedade

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