sábado, 13 de julho de 2024

A natureza (dialética) do Conhecimento

O conhecimento humano é vasto e diversificado, podendo ser classificado em diferentes tipos, como científico, teológico, filosófico e de senso comum. Cada um desses tipos de conhecimento tem suas próprias características e modos de manifestação. No entanto, a interação entre indivíduos na sociedade e a maneira como esses conhecimentos são utilizados podem transformar a natureza do próprio conhecimento. 

 Um dado conhecimento não é uma entidade fixa; ele ganha significado e é classificado pelo contexto em que se manifesta. Por exemplo, o conhecimento de que uma infusão tem ação anti-inflamatória, inicialmente baseado no senso comum, muda de natureza quando é verificado e validado pelo escrutínio científico. Esse processo de validação transforma o conhecimento em científico, não pela informação em si, mas pela relação dialética entre o conhecimento e quem o trata.

A manifestação do conhecimento é fundamental para sua classificação. A informação de que o coronavírus sofre diversas mutações pode ser enunciada tanto por um virologista quanto por um leigo, mas sua natureza muda de acordo com quem a profere. O conhecimento do uso de ácido acetilsalicílico (aspirina) para dor de cabeça é senso comum quando um paciente a utiliza em casa, mas é científico para um bioquímico que compreende seus mecanismos de ação. Assim, a apropriação do conhecimento modifica sua natureza original, transformando-o conforme a relação estabelecida com ele.

 

A Produção e Veiculação do Conhecimento

A produção e veiculação de informações e conhecimentos pelos seres humanos ocorrem por meio de diversas formas, como falar, escrever e gesticular. As informações são registradas em suportes materiais palpáveis, enquanto o conhecimento é apreendido de maneira dinâmica na subjetividade do indivíduo, sempre sendo reelaborado. O saber, por sua vez, é mobilizado para a interação com o mundo, com os semelhantes, com a sociedade e com a vida (Charlot, 2000). Por meio da relação sujeito-objeto, resultam informações, conhecimentos e saberes que buscam compreender, representar e explicar os objetos do mundo. Este processo é fundamental para o sentido existencial e a razão de ser da vida (Correia, 2010).

 

Classificações do Conhecimento

Os conhecimentos e saberes são classificados de diversas formas, incluindo saberes da vida (senso comum), conhecimento mítico, teológico, filosófico, científico, técnico e saber das artes, entre outras possibilidades.

 

Saber da Vida

O saber da vida baseia-se na vivência espontânea do cotidiano e começa a ser construído desde o nascimento, estendendo-se até a morte. Esse tipo de saber é não-sistemático, não se baseando em procedimentos metodológicos rigorosos. Ele resulta da interação com o mundo e é frequentemente chamado de saber empírico, vulgar ou senso comum.

 

Conhecimento Mítico

O conhecimento mítico é baseado na intuição e deriva da crença em modelos naturais e sobrenaturais que explicam a existência. Este tipo de conhecimento ajuda a "explicar" o mundo através de representações que não são logicamente raciocinadas ou resultado de experimentações científicas.

 

Saber Teológico

O saber teológico fundamenta-se na fé e é dedutivo, partindo de uma realidade universal para atribuir sentido a realidades particulares.

 

Conhecimento Filosófico

O conhecimento filosófico é racional e baseado na especulação em torno do real, buscando a verdade. Ele é sistemático, mas não experimental, e é produzido com rigor lógico, em uma busca incessante pela verdade do existente.

 

Saber Científico

O saber científico é racional e produzido mediante investigação da realidade. Ele se baseia em experimentos e na busca do entendimento lógico de fatos e fenômenos. O conhecimento científico é sistemático, metódico e não se realiza de maneira espontânea, intuitiva ou baseada na fé, mas sim através de validação e comprovação.

 

Conhecimento Técnico

O fundamento básico do conhecimento técnico é o saber fazer, a operacionalização. Ele é especializado e específico, focado no domínio do mundo e da natureza, aplicando outros saberes que lhe são úteis.

 

Saber das Artes

As artes possibilitam saberes que valorizam os sentimentos, a emoção e a intuição raciosentimental humana.

 

Conclusão

O conhecimento humano é multifacetado e sua classificação depende da relação dialética entre o conhecimento e seu contexto de uso. Seja na forma de senso comum, mítico, teológico, filosófico, científico, técnico ou artístico, o conhecimento adquire sua natureza e valor através da interação com os indivíduos e a sociedade. Compreender essas diferentes formas de conhecimento e suas manifestações é fundamental para a construção de um entendimento mais amplo e profundo da realidade que nos cerca.

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