quinta-feira, 30 de junho de 2011

CANCER TRANSMISSÍVEL



TVTC








TUMOR FACIAL DO DIABO-DA-TASMANIA





O câncer é uma doença genética resultante de alterações que promovam um crescimento desequilibrado da população celular em um ser vivo. Vários aspectos interessantes são aprendidos no estudo deste tipo de acontecimento biológico.

Agentes físicos (radiações), químicos (cigarro) e biológicos (vírus) podem ser considerados agentes causais das alterações genéticas. Observe-se, portanto, que a transmissão de vírus pode oferecer a alguns tipos de neoplasias um caráter infeccioso.

Mas, o que se observa no tumor facial do diabo-da-tasmânia é algo extremamente inusitado, embora não seja o único exemplo do fenômeno. O que é transmitido de animal para animal é o próprio tecido neoplásico. Há uma espécie de enxerto do tecido neoplásico adquirido durante brigas entre os animais. Assim, o tecido neoplásico se espalha entre vários exemplares de diabo-da-tasmânia, agindo como um ser vivo, como um agente infeccioso.

A doença é importante porque acarreta a morte do animal devido a disfagia por lesões no focinho.

O tumor venéreo transmissível canino (TVTC) é um outro exemplo de um comportamento similar para tecidos neoplásicos, um comportamento neoplásico alogênico, sem necessidade de transformação neoplásica de células do hospedeiro.

A clonalidade e a imortalidade como conceitos importantes em oncologia estão bem representados nestas situações.

observação: O prof. Anilton Vasconcelos foi meu professor no curso de doutorado da UFMG. Ele é um dos autores do texto do primeiro slide.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Bactérias cariogênicas podem invadir coração. Como fazem?


Streptococcus mutans fazem parte da microbiota bucal, mas em desequilíbrio podem causar cárie dentária. Há algum tempo se sabe que esta bactéria é capaz de causar bacteremias transitórias, ou seja, de alcançar a corrente sanguínea e circular pelo corpo. Ocasionalmente, também, podem invadir o tecido cardíaco e infectar o coração, causando endocardite.
.
Agora, foi identificada uma proteína que confere esta capacidade, ou seja, o fator de virulência responsável pela invasão do tecido cardíaco por S. mutans. É uma proteína ligante de colágeno conhecida como CNM. O estudo envolveu o desenvolvimento de camundongo knockout1 para o gene CNM, o que causou perda da capacidade de invadir o tecido cardíaco.
.
Felizmente, nem todas as amostras de S. mutans apresentam o gene para CNM, e o tipo mais comum não possui (tipo C). De qualquer forma, CNM pode servir de biomarcador das cepas mais virulentas.
.
Para os autores, a identificação da cepa presente no paciente poderia indicar a necessidade de uso de antibioticoterapia preventiva.2
.
Foi publicado no periódico Infection and Immunity de junho.
.
J. H. Miller, A. R. Martinez, P. J. Simpson-Haidaris, R. A. Burne, J. A. Lemos. The Collagen-Binding Protein Cnm Is Required for Streptococcus mutans Adherence to and Intracellular Invasion of Human Coronary Artery Endothelial Cells. Infection and Immunity, 2011; 79 (6)

1.    1.  Knockout - inativação de um gene é uma técnica genética que consiste em bloquear a expressão de um gene específico num organismo.
2.    2.  Antibioticoterapia preventiva. Uso de antibióticos como prevenção a infecções. Mania que têm alguns autores de pensar repetidamente em usar antibióticos. Eu não acredito que seja uma boa opção, ou mesmo necessário.

Problema grave - a questão dos estágios em unidades de saúde pública

Em matéria veiculada pelo G1, a denúncia sobre o que ocorre em São Paulo.
O aprofundamento das investigações mostraram que além de profissionais que recebiam pagamento sem realização de trabalho, a instituição ainda descumpria legislação estadual e federal, cobrando por estágios de estudantes do ensino superior privado.
.
Leia a matéria:
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/06/policia-investiga-se-hospital-de-sorocaba-cobrava-por-vaga-em-estagio.html
.
E conheça também a legislação pertinente a ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS.
É muito importante que os centros acadêmicos discutam esta legislação para que os estudantes tenham assegurados seus direitos:


http://www.normaslegais.com.br/legislacao/lei11788.htm
.

E você ainda acredita no que os teus olhos te mostram?

A revista Ciência Hoje repercute a premiação das melhores ilusões de ótica produzida no último ano.
.
Visite e para isso KliKaKi.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O melhor da anatomia! é um blogue super legal

Alana Lima, Laryssa Cardoso e Wenderson L. ajudam você a estudar anatomia de uma forma mais descontraída.
Fica a dica. Eu me diverti um bocado com os links.
.
http://omelhordaanatomia.blogspot.com/
.

http://www.sallyrobertopinheiro.com.br/

http://www.sallyrobertopinheiro.com.br/
.

Você conhece o colega abaixo? Isabela Fechine nos apresenta...

Visite o blogue de Isabela Fechine ou veja no euteentrevisto.
Conheça também o blogue do colega.
.

Recessões Gengivais Associadas à Escovação

Durante o segundo período de 2011, você, que cursa Odontologia na Faculdade Leão Sampaio, tem um encontro marcado com a HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA BUCAL.
.
Constitui-se em uma disciplina especialmente importante, porque te oferecerá bases para todas as especialidades em Odontologia. Qualquer aspectos clínico que você possa pensar em termos de Odontologia exigirá conhecimentos profundos desta área.
.
Assim, aproveite bastante a disciplina, e pense que vale o esforço investido em aprender e de apreender estes conhecimentos.
.
A seguir uma figura a partir da dissertação de mestrado de Sara Cioccari Oliveira (orientada por Rui Vicente Oppermman). Caso se interesse em ler o trabalho KLIKAKI.
.

ATENÇÃO - Seleção para monitoria - Cito e Histologia com prof. Roberto Pinheiro

Meus caríssimos e, claro, caríssimas colegas,

você que já passou pelo primeiro período sabe como a monitoria pode ajudar no desenvolvimento da disciplina, e terá agora a oportunidade de participar deste projeto estando do outro lado, como MONITOR.
.
O prof. Roberto Pinheiro convida a todos os interessados a participar do processo seletivo.

FIQUE ATENTO para os prazos de inscrição, porque

são TREZE (13) vagas e a prova incluirá um teste teórico com ênfase nos tecidos fundamentais do corpo humano.

A dica especial:
Vá treinando uma dissertação sobre um dos temas abaixo.

Assuntos:
- Tecidos conjuntivos propriamente ditos;
- Tecido epitelial;
- Tecido muscular;
- Tecido nervoso.
.

domingo, 26 de junho de 2011

Lívia Karynne: ... cliente ("eu não gosto desse termo")

Frequentemente, deparo-me com manifestações de repúdio ao termo “cliente” quando alguém se refere a cidadãos que buscam atenção profissional à saúde. Em uma visita ao blogue de Lívia Karynne observei a nota “não gosto desse termo”, recordei imediatamente que, também, sinto certa dificuldade em utilizá-lo, mas também de que já não me sinto confortável com a expressão “paciente”, e ainda, às vezes, parece estranho o termo “usuário”.
.
É comum referi-se ao cidadão que busca atenção profissional de saúde como paciente. Esta denominação passa por uma visão de hierarquia em que o profissional de saúde é o detentor de conhecimento e das técnicas, ou seja, do poder de promover a saúde, prevenir a doença, curar ou reabilitar da doença/sequelas, e que, no outro lado, o cidadão se entrega à manipulação, avaliação e tratamento de forma passiva. Porém, recentemente, temos nos habituado a denominá-lo cliente, como uma forma de reconhecer seus direitos de consumidor de uma atenção especializada e de escolher por opções de tratamentos ofertados, de certa forma, como uma busca de emancipá-lo na relação cidadão/profissional (serviço).
.
O reconhecimento do perfil de cliente, de consumidor, por parte dos serviços de saúde, privados ou estatais, no entanto, apresenta um viés alinhado ao sistema capitalista consumidor. Os direitos são vistos como referentes a serviços, produtos, e, embora, inclua aspectos relativos ao acolhimento e humanização no atendimento, vincula-se a uma abordagem individualista. Mesmo no sistema público, verifica-se este viés, especialmente, quando se depara com as limitações dos serviços, e a necessidade de se ampliar sua oferta, em um sentido, ainda, quantitativo. Assim, favorecendo, devido a aspectos de “eficácia”, um modelo médico-centrado, em que prevalece a abordagem impessoal, objetiva e descompromissada. O cumprimento de metas, baseadas em produção, fortalece este modelo. Advoga-se a necessidade de mudança destas relações, entre o saber instituído e o conjunto de atores sociais lidando com a saúde, especialmente os usuários do serviço.
.
Esta construção conceitual (e prática) de paciente/cliente não é emancipadora, e orbita em torno de um processo individualizado e mercantilizado, no qual o cidadão mantêm-se alienado e, mesmo na condição de cliente, ainda guiado por forças mercadológicas. Propõem não uma assunção de um destes dois modelos passivos de relação, mas da construção de uma relação centrada no coletivo, no exercício da cidadania ativa.
.
As mudanças necessárias nas relações profissional-usuário constituem-se em meio e em fim para alcançar este propósito de cidadania, respeitando a prerrogativa de direito constitucional e buscando cumprir uma das principais diretrizes do SUS – participação ativa. Isto fica ainda mais premente quando se verifica que parcela da comunidade se encontra resignada em relação às práticas atuais. E ainda considerando que as práticas de saúde não têm apenas a dimensão técnica, mas constituem-se em práticas sociais complexas, perpassadas por dimensões culturais, econômicas, políticas e ideológicas, motivos que tornam ainda mais difíceis as rupturas com o modelo praticado.
.
Em relação ao termo, mais importante do que a palavra é o sentido, quer pela familiaridade quer pela provocação de mudanças. Mas, não permanecendo alheio à proposta, considero enfatizar o termo cidadão o mais importante, uma vez que todos são usuários do SUS.
.
Bibliografia consultada
.
Cardoso GM, Lazzarotto EM, Zanella MSV. Paciente – Cliente ou Cidadão?. Seminário Nacional -  Estado e Políticas Sociais no Brasil. Cascavel – PR. 2003.
.
Sena, R.  Paciente também é cliente. Consumidor Moderno. 2011; mai 158: 84.
.
Traverso-Yépez M, Morais NA. Reivindicando a subjetividade dos usuários da Rede Básica de Saúde: para uma humanização do atendimento. Cad Saúde Pública. 2004; 20(1): 80-88.

mitomiRs - os microRNAs das mitocôndrias.

.
Mitocôndrias são organelas de células eucarióticas que mantêm e expressam seus próprios genomas, conhecido como DNA mitocondrial (mtDNA). A transcrição e a tradução do mtDNA bem como o processamento dos transcritos mitocondriais requerem o envolvimento de vários de tipos de RNAs não codificantes (ncRNA), que podem ter origem mitocondrial ou serem transcritos no núcleo e posteriormente transportados para a mitocôndria. Nas mitocôndrias humanas, o conjunto completo de RNAs transportadores (RNAt) e dois RNAs ribossomais (RNAr), 12S e 16S RNAs, são transcritos a partir do mtDNA, no entanto, a porção RNA da enzima RNAase MRP, a 5S RNAr e dois RNAt são de origem nuclear.
.
Entre os ncRNAs, os microRNAS (miRNAs) surgiram como uma importante classe de reguladores pós-transcricionais da expressão gênica em virtualmente todos os processo celulares fundamentais. miRNAS são transcritos dentro do núcleo e processados e amadurecidos no citossol como uma dupla fita de RNA com aproximadamente 22-pb. miRNAs maduros se associam com as proteínas Argonauta (AGO) e formam o núcleo de um complexo ribonucleoprotéico denominado complexo silenciador induzido por RNA (RISC), que exerce função de RNA de interferência (RNAi). Os RNAi existem como uma das duas fitas dos miRNAs, embebida na proteína AGO, e é complementar a um alvo em uma molécula de RNAm, afetando sua estabilidade ou tradução.
.
Inicialmente, acreditava-se que miRNA e AGO acumulassem e funcionassem exclusivamente no citossol (ou derivados citossólicos), contudo, há evidências crescentes de que existem nas mitocôndrias. Nas mitocôndrias, a regulação pós-transcricional através de miRNAs poderia tornar mais sensível e rápido os mecanismos de ajuste da expressão do genoma mitocondrial em relação às condições e demandas metabólicas da célula.
.
Estes microRNA mitocondriais (mitomiRs) originam-se do núcleo mas são compartimentalizados nas mitocôndrias. Além disto, os autores observaram que os alguns mitomiRs são específicos de primatas, estimulando pesquisas sobre a evolução dos microRNAs.

sábado, 25 de junho de 2011

Layanna Leite - um blogue que não pára de trazer novidades.

Layanna tem nos oferecido um leque amplo de informações pertinentes a nossa profissão.
.
Não é cedo demais para começar. São muitos os conhecimentos a serem adquiridos, assim acorde cedo e ponha o pé na estrada.
.
Visite o blogue de Layanna Leite.
.
KliKanDaKi você lê um texto sobre atendimento de pacientes especiais.
.
Boa leitura!

O João Ricardo deixou um recardo de esperança e força...

O João Ricardo se destaca por alguns motivos, mas vou explicitar aqui o gosto que ele tem de ajudar os colegas e ser útil. As pessoas muitas vezes deixam estas características meio escondidas. Talvez, porque de certa forma, ao parar no caminho para ajudar alguém que caiu, "perca-se" um tempo na própria jornada.
Bem, qual o caminho do calvário e na parábola do bom samaritano, temos sempre que cuidar do próximo! e não temer a fome ou o frio, pois aí estão as aves e os trigos no campo.
Visitem o blogue JOÃO RICARDO. E leia o texto todo... abaixo um pequeno aperitivo...

Calma calma não é do mundo não (ainda não é 2012), é do 1º semestre, assim como os cavaleiros do Apocalipse as AV2 vieram para dar início ao fim do 1º semestre, em mais uma semelhança com a passagem bíblica alguns foram salvos de imediato e levados para um lugar  melhor (2º semestre), e outros ficaram para passar por mais provações (provas avf). 

Anatomia e Escultura Dental

Anatomia e Escultura Dental
.
- Anatomia buco-facial;               - Histologia e embriologia bucal;           - Fisiologia humana
- Cariologia;                                - Anatomia e escultura dental;               - Bioestatística; 

- Ciências sociais em saúde I        - Saúde bucal coletiva II
.
Esta disciplina tem por objetivo que o estudante conheça os caracteres anatômicos dos dentes, desenvolva habilidades manuais para a realização de escultura dental e possa, futuramente, aplicar estes conhecimentos nas diversas especialidades da Odontologia.
.
A disciplina envolve o estudo da anatomia dentária, com sua morfologia geral e comparada dos diversos grupos dentários – incisivos, caninos, premolares e molares. Inclui o aprendizado por técnica de ceroplastia e desenho dos elementos dentários.
.
O processo de avaliação costuma ser por provas para avaliar o conhecimento teórico descritivo, e por desenvolvimento de atividades de identificação de dentes e conclusão de ceroplastia dos elementos dentários.
.
Nota:
A ceroplastia não é exclusiva da Odontologia. Na verdade, esta arte/técnica, como atividade médica, é utilizada desde a antiguidade, por exemplo, entre os romanos. A partir do século XIV, é retomada no estudo do corpo humano, na Europa, alcançando um auge no século XIX com as primeiras coleções científicas. Foi desenvolvida a “moulage”, um processo técnico de copiar com rigor preparações anatômicas, reproduzindo-as de forma duradoura por meio da utilização de cera através da qual se obtém um molde de uma parte do corpo que é pintado e serve de modelo tridimensional. Todas as escolas médicas possuíam suas coleções ceroplásticas, facilitando o estudo médico.
.
Visite alguns site e blogues a respeito do tema:
- .... 
.
Assista a um vídeo:
-  

sexta-feira, 24 de junho de 2011

120 anos... isto mesmo, nasceu em 1890 em Feijó (AC)

Participação social... as conferências nacionais...

Mais de cinco milhões de pessoas ajudaram a formular, implementar ou fiscalizar as políticas públicas no Brasil


Pouca gente, além dos diretamente envolvidos, sabe que boa parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), todo o Programa Nacional de Habitação, o plano de expansão das universidades públicas, o ProUni, a criação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), as políticas afirmativas contra a discriminação racial, de mulheres e minorias sexuais e o amplo conjunto de medidas que impulsionaram enormes avanços na agricultura familiar nos últimos anos foram formulados e decididos com a participação direta de milhões de brasileiros, por meio de inúmeros canais criados ou ampliados para consolidar a democracia participativa no país.
.
Para ler mais KliKaKi.

O Sr. Luna nos traz uma entrevista com Dra. Viviene Barbosa...

Ismael Moreira Luna, estudante de Odontologia, astro das megaproduções Fouchard's children production, participa também ativamente de todas as atividades da Odontologia.
.
Sempre presente, não poderia apenas curtir as férias na Riviera Italiana, não. Em pleno gozo do recesso nos brinda com uma excelente e longa entrevista cedida por Viviene Barbosa.
.
para conferir
KliKaKi. e é claro também no http://euteentrevisto.blogspot.com

quinta-feira, 23 de junho de 2011

E a gincana (através da tarefa APAE) apresentando seus resultados....

Lívia Karynne tem dado "show" de postagens e de participação nas atividades acadêmicas do curso de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio.
Seu blogue é passagem e parada obrigatória para todos nós. Coisa assim de visitar todo dia (às vezes diversas vezes por dia!).
.
Agora, Lívia traz um texto cativante sobre a Odontologia Especial e sobre a necessidade de se ampliar o conhecimento nesta área.
.
"Me sinto extremamente tocada, quanto a esse assunto, e queria muito mesmo ler mais, para poder escrever e quem sabe discutir com alguém capacitado e aprofundar essa discussão no intuito de quem sabe melhorar o atendimento desses pacientes."
.
"percebi que muitos dentistas ainda tem medo (como eu tinha) de cuidar desses pacientes, outros tantos acham que com esses pacientes se perde muito tempo, e na atual lógica capitalista..."
.
"Lí em outro blog que na odontologia especial, o especial é o dentista, e sabe que quem escreveu isso tem toda razão!!"
.
Visite clicando aqui.

Matriz curricular do curso de Odontologia para o 2º período.

Depois de ter cursado oito (08) disciplinas - anatomia humana, embriologia, bioquímica básica, citologia e histologia, genética e evolução, biofísica, informática e saúde bucal coletiva I - você ingressará no segundo período de seu curso de Odontologia pela Faculdade Leão Sampaio.
.
Lembre-se a nossa missão é a de "Formar profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento do País, Embasados na responsabilidade social e na ética, Visando o bem estar e a qualidade de vida dos cidadãos".
.
A matriz curricular do curso para o segundo período - 2011.2 - é composta também de oito (08) disciplinas:
- Anatomia buco-facial
- Histologia e embriologia bucal
- Fisiologia humana
- Cariologia
- Anatomia e escultura dental
- Bioestatística
- Ciências sociais em saúde I
- Saúde bucal coletiva II
As disciplinas marcadas em vermelho apresentam prerrequisitos.
.
Em postagens futuras, apresentarei especificamente cada uma destas disciplinas.
.

Teste para identificar idade a partir de amostras da saliva - EPIGENETICA

KliKaKi.
.

Miguel Nicolelis, por Jô Soares

Entrevista cedida a Jô Soares.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Momentos....

...

Cotas da Igualdade, por Túlio Viana

De todas as ficções com as quais o sistema capitalista se legitima, a mais hipócrita delas é a da igualdade de oportunidades. A meritocracia é uma ficção que só se realizaria se não houvesse heranças. No mundo real, ninguém começa a vida do zero; somos herdeiros não só do patrimônio, mas da cultura e da rede de relacionamentos de nossos pais. Alguns já nascem na pole position, com os melhores carros; outros se digladiam na última fila de largada em calhambeques não muito competitivos.

Quem é o melhor? O piloto que vence a corrida largando na pole position e com o melhor carro ou aquele que largou em último e chega com seu calhambeque em segundo lugar? Quem tem mais mérito? O candidato que estudou a vida inteira em excelentes escolas particulares e passou em primeiro lugar no vestibular ou aquele que passou em último, tendo estudado somente em escolas públicas, enquanto trabalhava oito horas por dia para ajudar seus pais?

As cotas universitárias não foram criadas para coitadinhos. Elas existem para vencedores. Para alunos que são tão brilhantes que, mesmo correndo durante 17 anos em calhambeques, ainda conseguem chegar próximos daqueles que dirigem os melhores carros. Para quem, contrariando todas as expectativas, venceu o sistema que lhe negou as oportunidades necessárias para que seu talento florescesse em plenitude. As cotas são um mecanismo para privilegiar o mérito pessoal em detrimento da condição social como critério de seleção.

É relativamente fácil perceber como a desigualdade econômica afeta o desempenho acadêmico dos candidatos ao vestibular. Mesmo quem nunca foi pobre consegue imaginar as dificuldades de alguém que estudou em uma escola fraca, sem dinheiro para comprar material escolar e tendo que trabalhar para ajudar nas despesas da casa. Difícil mesmo é um branco perceber como a desigualdade racial dificulta o ingresso de um negro na universidade.

O racismo no Brasil é comumente negado com base em duas ideologias complementares: o “mito da democracia racial” e o reducionismo econômico. A primeira nega, contra todas as evidências fáticas, a existência da discriminação racial brasileira; a segunda reconhece o tratamento desigual, mas atribui sua causa à desigualdade econômica. Juntas, estas duas ideologias fundamentam um argumento recorrente de que o negro seria discriminado no Brasil não pela cor de sua pele, mas por sua pobreza.
LEIA ESTE ARTIGO COMPLETO NA REVISTA FÓRUM.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Um blog que tá "bombando" de informações úteis....

A Eugênia, em seu DIÁRIO DE UMA ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA, está realizando uma intensa série de postagens voltados àqueles que querem se manter atualizados e informados sobre os mais diversos temas.
.
Assim, você pode ler sobre
- Dia Nacional de Combate a Asma
- Teste com vacina contra câncer
- Diagnóstico precoce de anemia falciforme
- Dicas para evitar câncer
- Ronco
- e muito mais.
.
Para saber mais mesmo só visitando o BLOG DE EUGÊNIA.

Você já segue a Isabela? Não? pois você não sabe o que está perdendo!

Esta semana, Isabela traz uma entrevista com Maikel Vieira, Ortodontista e Ortopedista Facial, que é inspiradora.
Visite o Blog da Isabela Fechine. CLI Q UE  A   Q   U    I,  VA MOS!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Descubra de quem é o depoimento a seguir:

PROFESSOR FLÁVIO

ESTOU SENTIDO FALTA DAS TAREFAS DA GINCANA, NUNCA PENSEI QUE ISSO FOSSE ACONTECER MAIS FIQUEI VICIADA EM BLOG RSRSRSRSRRINCRIVEL NÃO, MAIS É A MAIS PURA VERDADE.ADOREI FAZER TODAS OU QUASE TODAS AS TAREFAS.

Quem é?

Que tal pensar sobre isto?

vizitaki!

Homeostasia... e outros conceitos...

Você que acha difícil manter a homeostase...
.                           .                                  . está já apelando à enantiostase!
.
.
cuidado....
pois vai que sua emergia está menor que sua exergia!
.a
BIOFísica em sua vida!
.

Que tal mostrar sua perereca ou seu cururu?

 Mas não é esta perereca aqui não...


De olho nos anfíbios

Projeto colaborativo virtual pretende mapear todas as espécies conhecidas de sapos, rãs, pererecas e salamandras. Qualquer pessoa pode participar. Basta adicionar a foto e a localização de um desses animais em um mapa-múndi.
Por: Sofia Moutinho
Publicado em 14/06/2011 | Atualizado em 14/06/2011
De olho nos anfíbios
O sapo-pulga (‘Brachycephalus didactylus’), o menor anfíbio do mundo, é uma das dez espécies brasileiras raras que o projeto pretende encontrar. (foto: Flickr/ Swamibu – CC BY-NC 2.0)
Os anfíbios vivem em nosso planeta há aproximadamente 400 milhões de anos e sobreviveram às condições extremas que levaram à extinção dos dinossauros. Mas, nos últimos anos, muitas espécies dessa classe começaram a desaparecer rapidamente.
Preocupado com essa situação, o biólogo Scott Loarie, da Universidade de Stanford (Estados Unidos), criou no mês passado o Amphibian Blitz Observation, um projeto que pretende mapear a distribuição das espécies restantes de sapos, rãs, pererecas e salamandras com a ajuda dos internautas de todo o mundo.
“Nós não sabemos exatamente por que os anfíbios estão desaparecendo, provavelmente é uma combinação de doenças espalhadas por humanos, como a quitridiomicose, mudanças climáticas e destruição de seus hábitats naturais”, afirma Loarie.
A iniciativa, que pode ajudar na concepção de novas políticas de preservação, consiste em uma plataforma virtual dentro do portal científico i-Naturalist.  Ali, qualquer um, mesmo quem não é especialista, pode adicionar a foto de um anfíbio ao mapa-múndi do projeto, colocando-a no lugar exato onde o animal foi encontrado.
Os participantes não precisam necessariamente saber a quais espécies pertencem os animais de suas fotos, pois 11 biólogos do projeto formam um comitê avaliador que aponta a identificação correta dos anfíbios.
Página do projeto
Na página do Amphibian Blitz Obervation, qualquer um pode postar fotos de anfíbios. Um grupo de cientistas se encarrega de identificar corretamente as espécies observadas.
Para proteger os animais de colecionadores e contrabandistas, a localização exata das espécies mais raras não aparece no mapa. Os internautas que contribuem para o projeto também podem, por segurança, optar por ocultar totalmente o local onde viu o animal.
Loarie conta que a ideia do Amphibian Blitz Observation surgiu ao observar que muitas pessoas postavam fotos de animais em páginas da internet como o Flickr.
“Eu me peguei pensando em como seria possível acelerar a coleta de informações necessárias para estimar a biodiversidade dos anfíbios e percebi que um bom modo seria unir o grande fluxo de fotos compartilhadas na internet a uma ferramenta que possibilitasse a validação científica desses dados,” conta.

Contagem progressiva

A meta do Amphibian Blitz Observation é mapear as 6.815 espécies de anfíbios catalogadas até hoje e quem sabe até encontrar outras nunca antes descritas. Pouco mais de 300 espécies já foram fotografadas por entusiastas da biologia de todos os continentes.
“Nosso objetivo mais ambicioso é observar todas as espécies, mas se conseguirmos chegar a 25% delas já será uma grande conquista”, estima Loarie.
Por enquanto, há apenas uma contribuição do Brasil ao projeto, a perereca Bokermannohyla nanuzae, encontrada em Belo Horizonte. Mas o biólogo espera que os internautas brasileiros possam contribuir com observações de animais ameaçados que só são encontrados aqui, como o raro grupo de sapos do gênero Brachycephalus, que vivem na Mata Atlântica.
Perereca brasileira
Perereca 'Bokermannohyla nanuzae', único anfíbio identificado no Brasil até agora para o projeto. (foto: Raphael Limaum)
“Há muitas espécies, principalmente na região de São Paulo e Rio de Janeiro, que adoraríamos ver”, diz Loarie.
Agora, mais do que nunca, é hora de os brasileiros aderirem ao projeto. Uma pesquisa conduzida pelo biólogo brasileiro Fernando Rodrigues da Silva, da Universidade Estadual Paulista, e publicada na Science aponta que se o novo Código Florestal for aprovado, a população de anfíbios correrá um risco ainda maior. Isso porque mesmo a destruição de pequenos fragmentos de floresta, com até 70 hectares, já abala a diversidade desses animais.

Confira galeria de imagens com alguns dos anfíbios identificados no projeto


Sofia Moutinho
Ciência Hoje On-line

domingo, 12 de junho de 2011

Jean Wyllys (e eu, Flávio F Farias assino embaixo)

Em primeiro lugar, quero lembrar que nós vivemos em um Estado Democrático de Direito e laico. Para quem não sabe o que isso quer dizer, “Estado laico”, esclareço: O Estado, além de separado da Igreja (de qualquer igreja), não tem paixão religiosa, não se pauta nem deve se pautar por dogmas religiosos nem por interpretações fundamentalistas de textos religiosos (quaisquer textos religiosos). Num Estado Laico e Democrático de Direito, a lei maior é a Constituição Federal (e não a Bíblia, ou o Corão, ou a Torá).

A vida... de inseto... de gente... de artista!

TURMA 305-1 - Não CONCLUIRAM a gincana.... precisam consquista ainda mais pontos com a prova

Qualquer erro, entrar em contato com o professor.... prof3f@gmail.com

Turma 305-1 - CONCLUIRAM a gincana....


201-1 - NÃO CONCLUIRAM a gincana... portanto ainda têm que consquistar mais pontos

Se houver algum erro.... entrar em contato com o professor - prof3f@gmail.com.

201-1 - CONCLUÍRAM a gincana


106-1 - NÃO CONCLUÍRAM a gincana, portanto, terão ainda a prova para completar os pontos

Caso haja algum engano, entrar em contato com o professor através do e-mail prof3f@gmail.com.

TURMA 106-1 - concluíram a gincana

O pessoal abaixo listado concluiu a tarefa de Gincana.

Da turma 105-1, não concluiram a gincana e portanto ainda dependem de pontos obtidos na prova

Se houver algum erro, não precisa desesperar, basta me enviar um e-mail (prof3f@gmail.com) que eu verifico, e se for o caso CORRIJO.

TURMA 105-1 - ODONTOLOGIA - CONCLUIRAM A GINCANA

Se houver algum erro, não precisa desesperar, basta me enviar um e-mail (prof3f@gmail.com) que eu verifico, e se for o caso CORRIJO.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Com um blog nas mãos, Alice faz diferença.... e você, já pensou o que pode fazer com seu blog?

http://alicepyne.blogspot.com/


Uma adolescente britânica de 15 anos em estado terminal de câncer atraiu mais de 230 mil visitantes para o seu blog no qual relata sua busca em conseguir completar uma lista de coisas que pretende fazer antes de morrer.

Entrevista com Fernando Fernades, por Isabela Fechine

"Minha mensagem é para que nunca deixem de estudar, todas as disciplinas por mais maçantes que possam ser são úteis de uma maneira ou de outra. Criar o hábito da leitura e estudo faz com que sejamos imprescindíveis para a sociedade, sair da faculdade com bons hábitos de estudo, nos torna profissionais...."

Fernando Fernandes...

GOSTOU? Veja mais com ISABELA FECHINE.

Ficou bem legal, e o Boutiques de Barbieri divulgou... Visite

Uma homenagem aos dentistas (e a propaganda da Colgate é claro!).
.

Visite o BOUTIQUES DE BARBIERI by Ivens Garcia.
.

Menstruar ou não menstruar, no Divã de Eisntein

KLIKAKI e leia o texto de Ana Arantes.
.
.
Baseadas em argumentos como:
"Se eu não menstruar vou me sentir menos mulher."
"A menstruação é o que marca a identidade feminina."
"A mulher é um ser cíclico, o ciclo menstrual espelha o ciclo cósmico, as marés, a lua, blá, blá, blá, whiskas sachê..."

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Esta versão está mais realista. (bolei de rir)

A versão do Navarro está uma doideira. Adorei.
E o cabelo do Pinheiro...kkkkkkkkkkkkkkkkk
.
Klikaki.
.

Conceito estrutural do DNA - sulcos maiores e sulcos menores

Corrigindo um trabalho de Genética - molécula de DNA

Claro na hora de representar uma molécula de DNA, trata-se apenas de um esquema simplificado.
E aí vai depender do objetivo.
Mas se eu tivesse que corrigir alguns detalhes de uma molécula proposta, e escolhendo uma para exemplificar, eu faria assim:
.

O Marcos Brito é mesmo um artista e atencioso nos detalhes...

Parabéns, a Odontologia depende muito de criatividade e de senso estético.
E você tem de sobra!
Marcos Brito é acadêmico do curso de Odontologia - turma da noite - e autor do trabalho abaixo:
.
PRIMEIRO SÃO JOÃO DA ODONTOLOGIA - 17 de junho de 2011 - às 19:00 - Av. Paulo Maia, 610.
Realização da ACAO, com apoio cultura do CRO-CE e de http://blogodonto.blogspot.com/.
.

Dr. Rogério Zimmerman aconselha...


Almira Siqueira
Eu pretendo me especializar nesta área (Odontologia Legal), eu queria que o Sr. me desse alguns conselhos, do que eu poderia já na minha graduação fazer para que eu possa atuar nesta área.
Rogério. Zimmermam
Eu costumo dizer sempre que a melhor coisa que um estudante de Odontologia pode fazer pra se tornar um bom profissional é fazer bem o curso em todas as áreas porque você quando é formado como cirurgião-dentista você tem que saber da prótese a endodontia, da periodontia a ortodontia. Ou seja, você tem saber tudo aquilo que te é ensinado.

E pra você atuar como odontolegista ou perito odontolegal, você tem que ter um conhecimento não aprofundado no sentido vertical mas tem que ter um conhecimento horizontal da odontologia. Eu para fazer uma perícia deodontológica, eu não posso saber só prótese, eu tenho que saber prótese, eu tenho que saber periodontia, tenho que saber endodontia, eu tenho que saber odontologia. Eu não preciso ter um conhecimento assim, como eu disse, verticalizado. 

..
.Eu não preciso ser especialista em determinada área, mas eu tenho que conhecer todas as especialidades odontológicas. Até mesmo se você quiser ser uma cirurgiã-dentista que vai fazer Ortodontia, pra você fazer bem ortodontia você primeiro tem que saber bem a odontologia. 

Pra você fazer bem Cirurgia, você primeiro tem que saber odontologia. Porque a nossa formação é de cirurgião-dentista generalista, então este é o melhor conselho que eu posso te dar: SE FORME BEM EM TUDO AQUILO QUE VAI SER OPORTUNIZADO PARA VOCÊ NO SEU CURSO DE GRADUAÇÃO QUE CERTAMENTE A ESPECIALIDADE QUE VOCÊ ESCOLHER, EM ESPECIAL A ODONTOLOGIA LEGAL, VOCÊ VAI ESTAR BEM CAPACITADO A EXERCER.